17 cuidados para evitar acidentes com as crianças em casa

Publicada em Alpha News em 14/02/2018

Com crianças em casa o cuidado deve ser redobrado. Os acidentes domésticos são uma das maiores causas de atendimento imediato para crianças em todo o Brasil, sendo a principal causa de morte infantil abaixo de 9 anos, segundo o Ministério da Saúde.

 

Deixar as crianças sem supervisão pode ser sinônimo de maior encrenca. Algumas providências podem ser tomadas e assim reduzir o risco de acidentes dentro do lar.



1. Fogão

Mantenha os cabos das panelas sempre na parte interna do fogão, pois as crianças podem puxar ou esbarrar, podendo acarretar em graves queimaduras.

 

2. Gás

Manter a válvula desligada para não correr o risco de as crianças virarem o botão do fogão e deixarem escapar o gás livremente. Em um ambiente fechado, respirar o gás por muito tempo causa desmaios e morte.

 

3. Produtos de limpeza

Eles devem ser guardados em locais onde as crianças não conseguem acesso, nas partes mais altas dos armários e devem estar sempre bem fechados. Eles também não podem ser guardados próximo a fogão ou em outros locais quentes para evitar explosões.

 

4. Produtos de limpeza 2

Eles devem ser mantidos em suas embalagens originais para não serem trocados ou confundidos com bebidas. Um exemplo é acondicionar produtos em garrafas de refrigerante e acabar consumindo. O envenenamento pode ser fatal.

 

5. Cosméticos, desodorantes e perfumes

Mantenha fora do alcance das crianças, pois elas podem ingerir os produtos potencialmente tóxicos, ou borrifar em seus olhos, podendo causar irritações e até mesmo cegueira.

 

6. Facas

Elas devem ser guardadas sempre com o corte para baixo para evitar acidentes, inclusive com adultos.

 

7. Tapetes

Priorize tapetes antiderrapantes para evitar possíveis quedas.

 

8. Escadas

Portões podem ser instalados nas entradas a fim de evitar quedas. Também é importante que os degraus tenham piso antiderrapante para evitar escorregões.

 

9. Brinquedos

Eles devem ser guardados após o uso para evitar acidentes com as crianças e com os adultos.

 

10. Banheiros

Ter uma chave extra ou maneira de abrir o banheiro também pelo lado de fora é importante para evitar que crianças fiquem presas e também para entrar caso ouça um barulho estranho.

 

11. Banho

É muito importante que as crianças tenham assistência em seus banhos, mesmo que já sejam grandinhas.

 

12. Banho 2

A banheira precisa ser esvaziada completamente logo após terminado o banho.

 

13. Janelas

Móveis próximos a janelas devem ser evitados para que a criança não suba e se debruce. Redes de segurança devem ser instaladas para evitar acidentes fatais.

 

14. Tomadas

Use protetores de tomadas para evitar possíveis choques elétricos.

 

15. Fiação

Não deixe a exposta ou fios desencapados pois podem ser altamente perigosos.

 

16. Eletrodomésticos

Eles devem ser retirados das tomadas para evitar sobrecargas e outros acidentes.

 

17. Berço

Os espaçamentos da grade de proteção devem ser pequenos para que os bebês não prendam partes de seu corpo entre os vãos. Manter as crianças ocupadas com brincadeiras supervisionadas e não deixar apenas em frente à televisão ou tablet ajuda a gastar a energia e elas irão ter menos tempo para buscar oportunidades de encrencas dentro de casa.


Fonte