Animais no condomínio: dicas para garantir o bem-estar de todos

Publicada em Alpha News em 16/03/2021

Criar animais no condomínio pode ser motivo de muitos conflitos. O grande é conciliar os interesses dos moradores que possuem esses animais e os demais moradores. Em palavras, é garantir a ordem e o bem-estar de todos. Isso porque não são todas as pessoas que gostam ou se dão bem com cães ou gatos. Os bichinhos podem ter um comportamento incômodo, o que pode gerar desentendimentos entre vizinhos.

Pensando nessa situação, é preciso adotar práticas para garantir uma convivência harmoniosa entre todos, sem que isso prejudique o direito de cada um de ter animais nos condomínios.

Animais no condomínio

Inúmeras pesquisas ao redor do mundo demonstram a importância dos bichinhos de estimação para diversos grupos de pessoas. Eles podem tornar o ambiente mais alegre e descontraído e são ótimos companheiros. No entanto, quando falamos de animais no condomínio, esses benefícios precisam estar em harmonia com o ambiente. Não à toa, existem regras que devem ser obedecidas para manter a boa convivência.

É preciso destacar que existem espécies que são mais recomendadas para o condomínio. Seja pelo tamanho ou pela característica comportamental, peixes, gatos e algumas raças de cães são mais adaptáveis. Basta que se tome os devidos cuidados para que eles não prejudiquem a saúde a saúde, a segurança e o sossego dos vizinhos.

É preciso evitar, por exemplo, os cachorros de grande porte que não são adestrados. Alguns possuem muita energia e podem desenvolver distúrbios psicológicos devido ao espaço delimitado.

Se existem os moradores que curtem animais exóticos, como cobras, iguanas e aranhas, certamente eles precisam ficar confinados na unidade. Já imaginou a confusão causada por uma cobra rastejando na academia?

Por isso, seguem algumas dicas de boa convivência com seu pet:

  • Passeie com seu bichinho, preferencialmente, na rua ou nas praças do condomínio, e, quando passear pelos espaços comuns, não deixe de recolher os dejetos do seu mascote;
  • Utilize a caixa de transporte e focinheira quando necessário, especialmente para animais arredios ou agressivos e em locais com intensa circulação de moradores;
  • Leve um saquinho ou jornal para recolher os dejetos do seu bichinho de estimação;
  • Transite somente pelos locais permitidos para pets.

·   

        Fonte