Como Aproveitar Melhor o Tempo em Família?

Publicada em Alpha News em 26/03/2020

O ditado popular diz que tempo é dinheiro. Foi-se a época em que significava somente isso. Hoje em dia, em um mundo em que todos possuem uma rotina acelerada e estão cada vez mais atribulados, os momentos com a família que tanto amamos tendem a ser mais raros e precisam ser mais especiais. Por isso, é imprescindível planejar para curtir as horas de folga com os familiares da maneira mais eficiente possível.

Desfrutar dessas situações ao máximo é fundamental para a criação de uma rotina mais feliz e tranquila. Temos algumas dicas a seguir de como usufruir melhor os momentos com as pessoas que você mais ama para aumentar a sua qualidade de vida!

Converse mais

Aproveite os momentos de união familiar para saber mais sobre o que está acontecendo nas vidas das pessoas ao seu redor. Escute, pergunte, aconselhe: tudo é válido quando o objetivo é aumentar a confiança entre os seus parentes e reforçar laços. É importante mostrar que é alguém acessível e procurar ser otimista, evitando cobranças para criar um clima mais confortável!

Conversar também é importante para descobrir os gostos que os seus familiares têm. Provavelmente, vocês descobrirão uma preferência em comum que servirá para o planejamento de algumas reuniões no futuro.

Hora de desconectar

É inegável que, no nosso cotidiano, estamos cada vez mais dependentes do celular e seus aplicativos. Ao mesmo tempo que estamos mais conectados, também estamos cada vez mais isolados. É essencial que, nas horas vagas, aproveitemos para desligar os celulares e outras tecnologias um pouco, a fim de evitarmos maiores distrações.

Se essa atitude parecer um pouco extrema, então aproveite para deixar os aparelhos somente no modo silencioso e peça aos seus entes queridos para fazer o mesmo. O resultado provavelmente será menor interrupção nas conversas e maior aprofundamento nas relações!

Inove nos programas

Não tenha medo de abusar da criatividade na hora de pensar em momentos divertidos com a sua família. Algumas programações que parecem simples como assistir a um filme ou cozinhar juntos podem resultar em momentos marcantes de muitas conversas e risadas. Jogos de tabuleiro também são uma opção. O importante é aproveitar esses momentos de maior contato para conhecer um pouco mais quem você ama.

Utilize os finais de semana e feriados para programas culturais como cinema e teatro. Em feriados prolongados, procure planejar uma viagem. Desfrute dos momentos de folga e das possibilidades de conhecer outros lugares, porque essas experiências têm um alto potencial de criar recordações inesquecíveis em grupo.

Demonstre o seu carinho

O carinho é um elemento fundamental para as relações familiares e os seus parentes precisam saber o quão especial você se sente por tê-los ao seu redor. Se você for uma pessoa mais reservada, pequenos gestos como um abraço inesperado podem significar muito aos que te amam. O importante é usar esses sinais de afeto para trazer maior aproximação e criar maior confiança com os entes queridos.

Fonte