Como não perder a produtividade em tempos de home office?

A pandemia do corona vírus acelerou uma modalidade de trabalho que vinha crescendo em várias empresas: o home office.

Publicada em Alpha News em 24/06/2021

A pandemia do corona vírus acelerou uma modalidade de trabalho que vinha crescendo em várias empresas: o home office. Os condomínios residenciais deixaram de ter uso exclusivo para morar. Agora, com muitos condôminos trabalhando de casa, o lar virou local de trabalho. Mas como toda novidade pode trazer também dificuldades, vamos mostrar algumas dicas para realizar as atividades profissionais de maneira saudável e eficiente em casa. Confira!

- Prepare um ambiente para trabalhar

O mais indicado é ter um espaço para trabalhar separado dos outros cômodos da casa, como por exemplo, um quarto que sirva de escritório. Esse espaço, via de regra, não deve ser de livre acesso a outros moradores enquanto você trabalha, a fim de evitar dispersão.

Para quem não dispõe de um cômodo inteiro apropriado para trabalhar, vale investir numa mesa que seja confortável e que caiba todas as ferramentas necessárias ao trabalho, como: notebook, porta-lápis, organizador de documentos, bloco de anotações, agenda e abajur. Um ambiente bem iluminado é fundamental.

- Mantenha o espaço limpo

É uma máxima que um ambiente limpo traz saúde. Mas não só isso. Tratando-se do lugar de trabalho, a limpeza influencia diretamente na produtividade. Por isso, é superimportante manter a mesa de trabalho limpa e organizada, sem documentos e ferramentas de trabalho espalhados. No caso do uso de muitos objetos para trabalhar, é recomendável utilizar organizadores na mesa e na parede próxima.

- Fique longe dos aparelhos eletrônicos

A não ser que você trabalhe diretamente com as redes sociais, é recomendável esquecer do celular ou tablet para evitar distração e perda da concentração.

- Esqueça as atividades domésticas enquanto trabalha

As crianças ou os outros moradores da casa podem tirar seu foco, assim como as atividades costumeiras do lar como, cozinhar, brincar com as crianças, fazer faxina, entre outras coisas. Por isso, é preferível informar aos seus familiares seu horário de trabalho para não ser incomodado. Convém que o ambiente de trabalho pareça o máximo possível com o escritório da empresa, mas com a comodidade do lar.

- Siga o mesmo horário do escritório

Para quem está entrando no home office agora, definir uma rotina parece algo bastante difícil, por isso, uma dica importante é manter os mesmos horários de quando se ia à empresa, como os horários para acordar, tomar café da manhã, trabalhar, almoçar e largar. É importante também fazer uma agenda semanal e diária de tarefas a cumprir.

- Não cozinhe como se estivesse de folga

Se você tinha o hábito de comprar almoço, é importante mantê-lo. Mas se quer aproveitar a constante estadia em casa para economizar, é recomendável que se cozinhe em uma quantidade razoável para mais de um dia e prepare marmitas, ou separe os alimentos para prepará-los mais facilmente no dia-a-dia. O essencial é não demorar horas na cozinha ou terá dificuldade para cumprir seu cronograma diário de trabalho.

- Vista-se de modo confortável, mas profissional

Uma das vantagens de se trabalhar em casa é não precisar usar vestimentas que te dão pouca liberdade e conforto. No entanto, é imprescindível se vestir com roupas que façam você sentir que está trabalhando.

- Prepare-se antes das reuniões online

As reuniões online  geralmente seguem os mesmos protocolos das reuniões na empresa, portanto: comunique aos outros moradores da casa quando tiver uma reunião agendada, a fim de que eles não façam barulho; confira se sua wi-fi suporta algumas horas de transmissão online; escolha um ambiente da casa que não tenha o trânsito de pessoas e que não exponha sua intimidade; prepare um lanche e mantenha à sua disposição para o caso de a reunião durar mais do que o esperado e se vista como se estivesse na empresa, afinal, os colegas de trabalho te verão pela câmera.

- Crie um ritual de trabalho

Pensando nas recomendações anteriores, é muito eficiente criar um ritual para que o cérebro entenda que, mesmo estando em casa, você está entrando no modo profissional. Entende? O ritual pode incluir se vestir como se estivesse indo trabalhar, ter um horário para começar e terminar o expediente, pedir para que os familiares não entrem no seu ambiente de trabalho durante esse período, deixar as atividades domésticas para antes ou depois desse momento, se conectar com colegas de trabalho ao longo do dia para comunicar e ajustar o andamento das tarefas. Essas são algumas dicas que funcionam para a maioria das pessoas, mas cada um pode incluir aquilo que funciona consigo.

Fonte