Como não perder a produtividade em tempos de home office?
A pandemia do corona vírus acelerou uma modalidade de trabalho que vinha crescendo em várias empresas: o home office.
A pandemia do corona vírus acelerou uma modalidade de
trabalho que vinha crescendo em várias empresas: o home office. Os condomínios
residenciais deixaram de ter uso exclusivo para morar. Agora, com muitos
condôminos trabalhando de casa, o lar virou local de trabalho. Mas como toda
novidade pode trazer também dificuldades, vamos mostrar algumas dicas para realizar
as atividades profissionais de maneira saudável e eficiente em casa. Confira!
- Prepare um ambiente
para trabalhar
O mais indicado é ter um espaço para trabalhar separado dos
outros cômodos da casa, como por exemplo, um quarto que sirva de escritório.
Esse espaço, via de regra, não deve ser de livre acesso a outros moradores
enquanto você trabalha, a fim de evitar dispersão.
Para quem não dispõe de um cômodo inteiro apropriado para
trabalhar, vale investir numa mesa que seja confortável e que caiba todas as
ferramentas necessárias ao trabalho, como: notebook, porta-lápis, organizador
de documentos, bloco de anotações, agenda e abajur. Um ambiente bem iluminado é
fundamental.
- Mantenha o espaço
limpo
É uma máxima que um ambiente limpo traz saúde. Mas não só
isso. Tratando-se do lugar de trabalho, a limpeza influencia diretamente na
produtividade. Por isso, é superimportante manter a mesa de trabalho limpa e
organizada, sem documentos e ferramentas de trabalho espalhados. No caso do uso
de muitos objetos para trabalhar, é recomendável utilizar organizadores na mesa
e na parede próxima.
- Fique longe dos
aparelhos eletrônicos
A não ser que você trabalhe diretamente com as redes
sociais, é recomendável esquecer do celular ou tablet para evitar distração e
perda da concentração.
- Esqueça as
atividades domésticas enquanto trabalha
As crianças ou os outros moradores da casa podem tirar seu
foco, assim como as atividades costumeiras do lar como, cozinhar, brincar com
as crianças, fazer faxina, entre outras coisas. Por isso, é preferível informar
aos seus familiares seu horário de trabalho para não ser incomodado. Convém que
o ambiente de trabalho pareça o máximo possível com o escritório da empresa,
mas com a comodidade do lar.
- Siga o mesmo
horário do escritório
Para quem está entrando no home office agora, definir uma
rotina parece algo bastante difícil, por isso, uma dica importante é manter os
mesmos horários de quando se ia à empresa, como os horários para acordar, tomar
café da manhã, trabalhar, almoçar e largar. É importante também fazer uma
agenda semanal e diária de tarefas a cumprir.
- Não cozinhe como se
estivesse de folga
Se você tinha o hábito de comprar almoço, é importante
mantê-lo. Mas se quer aproveitar a constante estadia em casa para economizar, é
recomendável que se cozinhe em uma quantidade razoável para mais de um dia e
prepare marmitas, ou separe os alimentos para prepará-los mais facilmente no
dia-a-dia. O essencial é não demorar horas na cozinha ou terá dificuldade para
cumprir seu cronograma diário de trabalho.
- Vista-se de modo
confortável, mas profissional
Uma das vantagens de se trabalhar em casa é não precisar
usar vestimentas que te dão pouca liberdade e conforto. No entanto, é
imprescindível se vestir com roupas que façam você sentir que está trabalhando.
- Prepare-se antes
das reuniões online
As reuniões online
geralmente seguem os mesmos protocolos das reuniões na empresa,
portanto: comunique aos outros moradores da casa quando tiver uma reunião
agendada, a fim de que eles não façam barulho; confira se sua wi-fi suporta
algumas horas de transmissão online; escolha um ambiente da casa que não tenha
o trânsito de pessoas e que não exponha sua intimidade; prepare um lanche e
mantenha à sua disposição para o caso de a reunião durar mais do que o esperado
e se vista como se estivesse na empresa, afinal, os colegas de trabalho te
verão pela câmera.
- Crie um ritual de
trabalho
Pensando nas recomendações anteriores, é muito
eficiente criar um ritual para que o cérebro entenda que, mesmo estando em
casa, você está entrando no modo profissional. Entende? O ritual pode incluir
se vestir como se estivesse indo trabalhar, ter um horário para começar e
terminar o expediente, pedir para que os familiares não entrem no seu ambiente
de trabalho durante esse período, deixar as atividades domésticas para antes ou
depois desse momento, se conectar com colegas de trabalho ao longo do dia para
comunicar e ajustar o andamento das tarefas. Essas são algumas dicas que
funcionam para a maioria das pessoas, mas cada um pode incluir aquilo que
funciona consigo.