Estudos afirmam que idosos também devem fazer musculação

Publicada em Alpha News em 20/04/2018

A terceira idade é uma fase da vida que não se pode fugir e que todos nós teremos que passar. Infelizmente, muitos idosos precisam lidar com doenças, como artrite, doenças cardíacas, diabetes e muitas outras, essas preocupações podem ser amenizadas, quando se coloca em prática os cuidados dos profissionais especializados. Eles sempre estão aconselhando os idosos a cuidarem bem da saúde, através de uma boa alimentação e atividades físicas.

 

Segundo pesquisadores, ligados à Universidade da Finlândia Oriental, a musculação favorece as funções cognitivas de idosos.

 

O estudo submeteu 338 pessoas com idade acima dos 60 anos a uma bateria de exames neuropsicológicos. Nessa avaliação, os melhores resultados foram direcionados para pessoas que, antes da prova, apontaram maior potência muscular em uma sequência de exercícios.

 

A avaliação testou a força dos voluntários em um circuito fitness que trabalhava, isoladamente, os membros superiores e inferiores, como também os punhos. O que mais chamou a atenção foi que, só ao avaliar os resultados dos três testes juntos, foi possível ligar o desempenho físico a um cérebro mais ativo. Normalmente, somente os exercícios de punho são praticados nesse tipo de avaliação.

 

Para o grupo de cientista que dirigiu a pesquisa, isso aponta que o treino dos idosos deve ser mais abrangente, englobando todos os grupos musculares, assim será possível conferir benefícios mais significativos.

 

Aqui estão os benefícios da musculação para idosos:

 

Alívio de dores

Por meio do profissional qualificado é possível que os treinos de força proporcionem alívio para muitas dores, como a dor da osteoartrite, segundo estudo feito na Universidade de Tufts.

 

Restauração do equilíbrio e redução das quedas

Devido à idade, pessoas da terceira idade sofrem com falta de equilíbrio, pois muitas possuem pouca flexibilidade, infelizmente, esse é o grande motivo de tantas quedas e ossos quebrados. Tais lesões tendem a ser gravíssimas e até resultam em complicações fatais.

 

Os exercícios físicos na terceira idade com o acompanhamento do profissional especializado, principalmente na prática da musculação, resultam positivamente no aumento da flexibilidade e também no equilíbrio do idoso, assim, diminui a probabilidade de quedas e quebras de ossos.

 

Fortalecimento dos ossos

O estudo realizado na Universidade de Tufts em 1994, apontou que a musculação para idosos, principalmente em mulheres, tende a fortalecer e aumentar a densidade óssea e reduz o risco de fraturas.

 

As mulheres na menopausa já perdem cerca de 1-2% da massa óssea por ano. A prática da musculação só tende a fortalecê-las.

 

Saúde mental

A musculação para idosos é tão benéfica e produz melhorias semelhantes aos medicamentos antidepressivos, segundo os estudos.

 

A musculação na terceira idade gera autoconfiança e levanta a autoestima do idoso, isso é o que faz com que eles se sintam revigorados e felizes, assim eles passam a ter uma qualidade de vida melhor.


Fonte