Homens mais velhos têm maiores chances de terem filhos ‘nerds’

Publicada em Alpha News em 22/11/2017

Um estudo realizado pela King's College, no Reino Unido, e publicado na revista Nature, descobriu que os homens mais velhos são capazes de gerar meninos com QI (quocientes de inteligência) mais elevados.

 

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 7.781 gêmeos de 12 anos de idade que cresceram no Reino Unido. Eles fazem parte do Twins Early Development Study, um dos principais estudos mundiais que analisam a influência dos genes e do ambiente no desenvolvimento das pessoas desde o nascimento até a vida adulta.

 

Como foi conduzido o estudo

 

Foi criado um "índice nerd" a partir de um teste feito com os gêmeos, em que tiveram que responder questões que mediam os traços "nerds", como inteligência não-verbal, comportamento restritivo e repetitivo e isolamento social. Em seguida, os pais foram questionados sobre os interesses dos filhos e o quanto se dedicavam a esses interesses, e se eles demonstravam alguma preocupação sobre como eram notados pelos amigos.

 

A partir daí eles posicionaram cada criança na escala e descobriram o seguinte:

 

1. Os filhos (meninos) de pais mais velhos ficaram nas primeiras posições da escala

 

Os filhos que nasceram de homens com 25 anos ou menos receberam a pontuação média de 39,6. A nota aumentou para 41 para filhos de homens entre 35 e 44 anos. Para os filhos de pais com 50 anos, a média foi 47.

 

2. Os meninos mais "nerds" tiravam notas melhores em ciências exatas

 

Eles saíam-se melhor em matérias relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

 

3. Filhos de homens com 50 anos ou mais eram mais propensos a tirar notas entre 9,5 e 10

 

Os que tinham pais com 50 anos ou mais eram 32% mais propensos a atingir notas 9,5 e 10 comparados com os filhos de homens com 25 anos ou menos. 4. 57% da "genialidade" é atribuída à herança genética.Isso indica que as variáveis DNA e ambiente exercem influência equivalente sobre o QI do filho. As meninas com pais mais velhos não obtiveram pontuação significativamente alta no "índice nerd". A idade das mães não influenciou nos resultados.

 

Uma hipótese

 

"Certos homens que atrasam a paternidade tendem a serem mais bem educados, têm melhores empregos e um maior índice nerd, e eles transmitem esses genes à sua prole", disse Magdalena Janecka, coautora da pesquisa, The Guardian. "Isso faz com que eles atrasem a paternidade, mas outros fatores também podem contribuir", completa.

 

Pesquisas anteriores geralmente focavam na relação entre a idade paterna avançada e doenças, como esquizofrenia e autismo. Um estudo feito em 2001 descobriu que 25% das pessoas com esquizofrenia nasceram de pais com idade avançada.


Fonte: Família