Musculação beneficia o cérebro de maneira incrível

Publicada em Alpha News em 20/04/2018

Segundo a profissional de educação e coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Andréa Camaz Deslandes, a prática de exercícios físicos deixa os neurônios mais preparados para responder aos problemas do dia a dia.

 

"As revisões científicas apontam que a prática diminui o risco de comprometimento cognitivo leve em 35% e o de Alzheimer em 51%".

 

Andréa também apontou que além de prevenir doenças, a prática de atividades físicas aprimora o funcionamento de um cérebro considerado saudável. Ou seja, células nervosas, assim como o bíceps ou a musculatura da coxa, ganham eficácia ao serem exercitados por uma vida movimentada.

 

Um estudo realizado na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, apontou que o fato de uma pessoa não passar o dia inteiro sentada já está ligado a uma melhor desenvoltura em testes cognitivos, como também há uma probabilidade reduzida de demência.

 

De acordo com o achado, a neurocientista Teresa Liu Ambrose, diz que todos os adultos deveriam evitar o excesso de sedentarismo, assim, singelas medidas enriqueceriam as nossas faculdades mentais. Exemplos disso são: Valorizar as atividades leves, levantar-se da cadeira a cada 30 minutos para dar uma pequena caminhada, subir e descer escadas, e, principalmente, observar se não é possível cumprir determinadas tarefas em pé ou mesmo caminhando.

 

Entretanto, os estudos não pararam, pois Teresa e sua equipe se aprofundaram mais no estudo. Eles se inclinaram sobre os exercícios físicos estruturados, exercícios esses que muitos reservam tempo diariamente para cumpri-los. Com isso, foi possível chegar à conclusão de que práticas como: aeróbicas, caminhada, bicicleta e a musculação conferem destreza à cabeça.

 

Os exercícios físicos são para todas as idades, infelizmente o sedentarismo é o terceiro fator de risco passível de intervenção para demências, ele só perde apenas para o nível educacional baixo e o tabagismo.

 

Todas as grades oferecidas por meio das práticas esportivas tendem a contribuir, como a disciplina, resiliência, concentração e o trabalho em equipe são favoráveis e contribuem positivamente para a mente sobrepujar os seus desafios.

 

Um fator importante que a educadora física Hanna Karen aponta, é que mesmo que a prática esportiva seja beneficente, mesmo assim, a prática mais importante para se ter uma mente ativa, encontra-se na leitura.

 

Aqui estão alguns dos benefícios para o cérebro quando se pratica esportes:

 

Controle inibitório

O controle inibitório possui a capacidade de segurar ímpetos irracionais e a de isolar estímulos irrelevantes enquanto dedica-se atenção às coisas que realmente importam.

 

Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva encontra-se em ser flexível às situações, ou seja, ao invés de se desesperar diante dos obstáculos, a pessoa simplesmente cria estratégias para superá-los. Caso não der certo por algum imprevisto, ela assume a situação se adaptando a ela e traz a solução do problema.

 

Memória

A molécula derivada do cérebro e mais conhecida como fator neurotrófico (BDNF) promove a multiplicação de neurônios e a ramificação dos axônios, assim, é possível facilitar a passagem e o armazenamento de informações.

 

Quando se exercita muito, permite que a memória de trabalho seja bem reforçada, ou também a competência em buscar novamente a informação já registrada quando ela é essencial para determinada tarefa.

 

Também é possível produzir outra substância em grande escala quando se exercita muito, conhecida como VEGF, fator de crescimento endotelial vascular. Ele fomenta a criação de vasos na cabeça, esses abastecem as células nervosas com sangue suficiente para trabalharem com muita velocidade.


Fonte