O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva é exercida por médicos, geralmente, clínicos gerais que apostam na prevenção das doenças e na promoção da saúde.

Publicada em Alpha News em 11/05/2021

A medicina preventiva é exercida por médicos, geralmente, clínicos gerais que apostam na prevenção das doenças e na promoção da saúde.

Estes profissionais de saúde dedicam-se, entre outras atividades, a informar as pessoas sobre, por exemplo, a importância de uma correta alimentação, da higiene pessoal, da prática de exercício físico, da prevenção de comportamentos de risco, etc.

Outra importante intervenção é a realização de rastreios, tendo em vista a detecção precoce e prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis. Ou seja, a identificação das doenças nos seus estados iniciais, por forma a permitir um tratamento mais eficaz. Como se sabe, a grande maioria destas doenças possui um melhor prognóstico quando detectadas precocemente.

Para o efeito é necessário que as pessoas se consciencializem da importância da visita regular ao médico, ainda que se sintam saudáveis. O médico nas consultas de rotina pode detectar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de uma doença e desencadear uma investigação mais aprofundada. Daí a necessidade de realizar, com alguma regularidade, exames de rotina ou rastreios de determinadas doenças.

São condições necessárias para aplicar um determinado rastreio a uma dada população:

·         A doença deve ser frequente;

·         A doença deve ser grave;

·         A doença deve estar numa fase precoce, facilmente tratável;

·         É necessário dispor de um bom método de rastreio;

·         Ele deve conduzir a medidas terapêuticas ou preventivas;

O rastreio deve ser simples/fácil de realizar.

Podemos utilizar os seguintes meios de rastreio:

·         Exames clínicos, como palpação, por exemplo;

·         Exames biológicos, como análises ao sangue;

·         Imagens médicas: radiografia, mamografia, ecografia, etc

·         Investigação de mutações genéticas, como é exemplo o caso de alguns tipos de cancro.

Se consideramos que os estilos de vida modernos acarretam um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como é exemplo o trabalho excessivo, o stress, o sedentarismo, uma incorreta alimentação, ou seja, um conjunto de fatores que resultam, muitas vezes, em doenças, facilmente antevemos a importância da medicina preventiva.

FONTE