Saúde sobre duas rodas: Descubra os benefícios do ciclismo

Publicada em Alpha News em 13/10/2023

O ciclismo é mais do que apenas um passeio ao ar livre - é uma escolha de estilo de vida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para quem busca uma vida ativa e bem-estar. Vamos explorar os muitos benefícios do ciclismo comprovados pela ciência.

 

A prática do ciclismo

 

Pedalar, seja como esporte, lazer ou meio de locomoção, oferece uma série de vantagens. Durante a pandemia, o ciclismo ganhou destaque como uma das principais atividades recomendadas pela OMS, e por boas razões.

 

Pedalar regularmente auxilia na queima de calorias, melhora a qualidade do sono, fortalece a resistência muscular e promove a saúde respiratória, trabalhando tanto o fôlego quanto os músculos pulmonares. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que o ciclismo pode proporcionar a longo prazo.

 

Estímulo cerebral

 

O ciclismo aumenta a oxigenação do cérebro, melhorando o desempenho cognitivo. Um estudo publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research mostrou que os participantes tiveram melhores resultados em testes de memória, planejamento e raciocínio após uma sessão de bicicleta ergométrica.

 

Esses benefícios podem ser atribuídos ao aumento da produção de células cerebrais durante o exercício. Além disso, o ciclismo eleva a atividade dos neurotransmissores, melhorando a comunicação entre as regiões do cérebro e aprimorando as habilidades cognitivas. Um estudo apontou que o ciclismo regular ao longo da vida ajuda a manter a função cerebral.

 

Benefícios emocionais

 

O ciclismo também é conhecido por seus benefícios emocionais. Melhora o humor, reduz a ansiedade e ajuda a combater o estresse, de acordo com o Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Duke University.

 

Estudos mostram que pedalar por apenas 20 a 30 minutos é suficiente para liberar endorfinas, hormônios que melhoram o humor, e para regular hormônios como adrenalina e cortisol. Pesquisas adicionais demonstraram melhorias significativas na saúde mental de pessoas que praticam ciclismo regularmente.

 

Longevidade

 

O ciclismo também está ligado a um envelhecimento saudável. Um estudo publicado na Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports destacou melhorias nos sistemas cognitivo e psicológico com o passar dos anos, especialmente em ciclistas dedicados.

 

Além disso, um estudo envolvendo competidores do Tour de France, uma importante corrida anual de ciclismo, revelou que eles desfrutam de uma longevidade média cerca de 17% maior em comparação com a população em geral, o que equivale a aproximadamente 8 anos adicionais de vida.

 

Portanto, pedalar não é apenas um meio de transporte - é uma jornada para uma vida mais saudável e duradoura.

 

Que tal pegar sua bicicleta e explorar as ciclovias e trilhas do nosso amado Alphaville? Não apenas você estará cuidando da sua saúde, mas também desfrutará das maravilhosas paisagens que a nossa comunidade oferece. O ciclismo é mais do que uma atividade física - é uma jornada para uma vida mais plena e saudável, um verdadeiro presente para corpo e mente.

 Fonte