Seu filho vai mudar de escola?

Publicada em Alpha News em 10/01/2018

A volta às aulas sempre é um momento tumultuado, ainda mais quando existe a mudança da escola. Por isso, é muito importante que os pais ajudem seus filhos a entrarem no clima da nova rotina, uma vez que o aluno precisa lidar com uma ruptura. Os motivos da mudança de escola são variados, mas em todos os casos é interessante acompanhar os baixinhos para que eles se sintam confortáveis e seguros diante de um espaço novo.

 

É fundamental que os pais e professores deem condições para o jovem se enturmar, por meio de muita conversa e observando as dificuldades. Entender o que motiva aquele aluno também é interessante para que ele se sinta confortável dentro do novo ambiente. Se os pais acharem necessário, uma ideia é marcar uma reunião com os professores para que, juntos, eles ajudem a criança a se enturmar.



Quando o aluno muda de escola por não conseguir acompanhar o ritmo das aulas ou por não conseguir se encaixar na turma, os pais devem mostrar que o recomeço traz novas oportunidades. Ele tem a chance de se recompor e acertar o passo, já que ninguém o conhece. Deixe claro que ele precisa pensar não só como aluno, mas também como pessoa, apresentando a melhor forma de lidar com o espaço escolar.

 

Trocar experiências é uma outra alternativa que pode ajudar a criança a se sentir confiante, já que os pequenos têm mania de acreditar que são os únicos a passarem por este tipo de situação. Por isso, falar de como foi a sua infância e comparar com a do seu filho pode ser muito interessante para que ele se sinta apoiado e tranquilo por entender que no fim tudo dá certo.


Fonte